O que é Prouni?

Instituído em 2005 pela Lei n° 11.096, o Prouni ― Programa Universidade Para Todos ― é uma iniciativa do Governo Federal criada para conceder bolsas integrais ou parciais a estudantes que desejam ingressar em instituições privadas do Ensino Superior.

A concessão do benefício é feita com base na análise da renda familiar de cada candidato e de seu desempenho no Enem. Uma vez que o número de vagas para receber o Prouni é limitado, o processo de seleção dá prioridade aos estudantes que obtiveram melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio.

Quem pode solicitar o Prouni?

O Prouni se destina a estudantes de baixa renda que, sem o benefício, não teriam condições de ingressar em uma instituição de Ensino Superior da rede privada.

Estudantes cuja renda familiar per capita é igual ou inferior a um salário mínimo e meio podem solicitar bolsa integral no programa. Para aqueles cuja renda é de até três salários mínimos, o Prouni conde bolsa parcial, cobrindo 50% do valor das mensalidades.

Além disso, o candidato ao benefício precisa ter feito todo o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas particulares. O Prouni também atende a professores da rede pública de educação, dos quais a participação e nota do Enem não são exigidos no processo de seleção.

Como funciona o Prouni?

Como visto, a aprovação do estudante para receber o benefício do Prouni depende da avaliação de sua situação financeira familiar e também de seu desempenho no Enem. É preciso ter alcançado média de pelo menos 450 pontos em cada prova e não ter zerado a etapa da redação.

Uma vez que os critérios sejam atendidos, o programa concede bolsa integral ou parcial que pode ser utilizada na graduação e na formação sequencial em diversas instituições de ensino do país, como a Faculdade São Luís de França.

Para solicitar o benefício, o estudante deve consultar o portal do Prouni para acompanhar prazos de inscrição, além de outras informações relevantes para o processo.

Ficou com alguma dúvida sobre o Prouni? Entre em contato e saiba como o benefício pode ser utilizado para ingressar na Faculdade São Luís de França.

Saiba mais!

Para saber mais informações sobre a Faculdade São Luís de França, é só preencher o formulário ao lado que logo entraremos em contato.